Educação na pandemia

Projeto promove registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia

nuvem escola

Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais é um projeto vinculado ao blog de divulgação científica Primavera nos dentes – Ensaios sobre a escola e a realidade brasileira , gerenciado pela antropóloga Juliane Bazzo. São parceiras na concepção, moderação e administração dessa iniciativa a contadora de histórias Mana Lucena Suarez (Cia OBaobá) e a professora Kelli Schmiguel (Seduc-CE / PPGLin – Unilab).

Trata-se de um convite a docentes, estudantes, técnicas e técnicos educacionais, mães, pais e familiares para o compartilhamento de narrativas da vida cotidiana sobre esse período em que as atividades escolares estão tomando muitas formas no interior das moradias brasileiras.

Entre as medidas mais imediatas de prevenção ao coronavírus, esteve a suspensão de aulas das instituições formais de ensino. E, uma vez constatada a necessidade de isolamento social de maior prazo, não cessa de crescer na internet uma onda de relatos a respeito dos desafios, dilemas, adaptações, descobertas e aspirações experimentados nesse momento que foge completamente ao ordinário.

São falas oriundas de realidades bastante diversificadas, de redes públicas e privadas de ensino, de diferentes regiões geográficas, que retratam um país plural, mas também muito desigual socialmente. Mesmo num dia a dia de turbulento, as/os sujeitos das comunidades escolares têm assim ofertado suas ricas impressões, que merecem ser preservadas como memória. Escrever nos alivia, conecta e ajuda a seguir em frente.

A ideia do projeto é que essas narrativas possam se encontrar num mesmo lugar, para refletir sobre o passado, pensar o presente e, também, imaginar coletivamente um futuro pós-pandemia para a escola e a educação.

O Escola em quarentena integra o Coronarquivo, iniciativa do Centro de Humanidades Digitais da Unicamp.

Para saber mais e participar, clique aqui.

Repercussões 

Clique aqui para ver a divulgação do projeto no portal de notícias da Universidade Federal do Paraná(UFPR).

Clique aqui para assistir à reportagem sobre o projeto veiculada pela TV UFPR.

Clique aqui para ouvir uma matéria sobre o projeto transmitida pela Rádio Band News FM Curitiba.

Clique aqui para acompanhar o debate “Juventude, (re)existências e futuro pós-COVID”, no IX Encontro de Ciências Sociais do IFPR, no qual o projeto foi apresentado.

Clique aqui para visualizar a live “Como fazer pesquisa com/sobre/para as crianças em tempos de pandemia da Covid-19”, do Canal Prioridade Absoluta, durante a qual o projeto foi mencionado.

Clique aqui para assistir ao debate “Ensino remoto em tempos de pandemia – Desafios e perspectivas”, parte da programação do VII Cirkula do PPGA/UFPE – O fazer antropológico em tempos de pandemia, no qual o projeto foi apresentado.

Clique aqui para conferir um artigo curto com resultados preliminares do projeto, publicado no Dossiê Temático ‘Práticas informacionais interdisciplinares no contexto do coronavírus (Covid-19)’, organizado pela revista A.to.Z da UFPR.

Clique aqui para verificar o artigo “Como contar a história da Covid-19? Reflexões a partir dos arquivos digitais no Brasil”, assinado por Ian K. Marino e coautores na revista Esboços da UFSC, no qual o projeto é mencionado.

Clique aqui para ler o artigo “Arquivos digitais da pandemia: como construir uma história justa da catástrofe?”, publicado pelo Le Monde Diplomatique Brasil e assinado por Ian K. Marino, no qual ele aborda o Coronarquivo, iniciativa de que o Escola em Quarentena faz parte, junto de outros projetos de memória da pandemia.

Fonte da imagem em destaque: Blog Quimicando

Um comentário em “Projeto promove registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s